terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O caçador de programas

Preparei tudo com muito cuidado. A porta do computador disfarçada, mas não demasiado. O isco – os dados brutos do pessoal de uma empresa de dimensão média – era uma atracção irresistível para uma folha de cálculo.
Fiquei à espera. Um caçador tem que ser paciente. A porta conduzia a uma slice wall, que não oferecia qualquer obstáculo à entrada mas que destruiria o programa se ele tentasse sair.
Activei o alarme e fui tratar de outras coisas.
O primeiro a ser apanhado foi um programa meio idiota, devia ter sido escrito por um estudante do secundário. Nem precisei de lhe fazer testes para carregar no Delete. Anda muito programa estúpido a vaguear pela web!
Rearmei a ratoeira e aguardei.
Segundo alarme! Desta vez era caça mais grossa. Um programa comercial, mas infelizmente com o kernel da I.A. irremediavelmente corrompido. Devia ter pirado e fugido quando tentaram substitui-lo por um upgrade. Acontece com frequência.
Examinei-o com algum cuidado para tentar descobrir segmentos de código utilizáveis. Não encontrei nada interessante e matei-o.
Fui-me deitar. A meio da noite acordei com o alarme. Quando observei o programa que tinha apanhado, nem queria acreditar na minha sorte. Uma folha de cálculo multidimensional inteligente! Apliquei-lhe os testes da ISO-Uni 39400 e os resultados foram impecáveis. Aquele programa vai render muita guita! Tenho dois ou três clientes potenciais, mas em último caso posso sempre leiloá-lo no E-bay!

My nick is spider...

2 comentários:

Miguel Garcia disse...

Boa noite!
Post interessante, bem ao meu gosto, uma questão, é professor de informática?
Não comentei o post anterior, porque não tive tempo(faculdade), orgulho-me de ser o único aluno do curso Anti-Praxe, nunca percebi bem esse fenómeno, e pelo que vejo esses valores académicos tão "tradicionais" normalmente resultam sempre numa estadia muito mais demorada na faculdade, e isso tarna-se trambém parte do "pacote" de um ser "praxante" penso eu...
Abraço!

João Ventura disse...

Olá Miguel, sou de facto professor mas na área da engenharia mecânica. Obrigado pela visita.

Abraço

JV